Meio Ambiente

Todos os investimentos da Vulcan são empregados de forma a buscar a vida sustentável em algo comum no dia a dia de nossa produção, colaboradores e clientes.

Para isso, estamos sempre pesquisando os impactos ambientais ligados às nossas atividades, produtos ou serviços. Um conhecimento utilizado na prática ao ser aplicado na construção de projetos mais eficientes para prevenção e recuperação.

Reciclagem, reutilização e programas de conscientização são algumas das estratégias. Veja aqui os programas que estão sendo postos em prática na Vulcan:

  • Ações para todos os colaboradores e funcionários da fábrica, com o objetivo de uma educação socioambiental, estimulando o engajamento em nosso Programa de Coleta Seletiva. Possibilitando o melhor aproveitamento de nossos resíduos, que se descartado, vira lixo e gera problemas ambientais. A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
  • Doação de lâmpadas de vapor de mercúrio usadas para uma companhia credenciada pelo órgão de fiscalização ambiental. O mercúrio é recuperado e reutilizado com fins industriais, evitando a contaminação da natureza.
  • Programas de reciclagem de cartuchos, baterias e papel de escritório, que diminui impacto ambiental da região.
  • Redução contínua do impacto dos resíduos industriais no solo e nas águas subterrâneas e superficiais através de uma estação de tratamento. Tratamento que atende, inclusive, ao Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.
  • Apoio a projetos que visão o controle de emissão dos poluentes na atmosfera.
  • Participação no programa mundial de redução e eliminação do uso de compostos de cloro-flúor-carbono (os CFC’s), destruidores da camada de Ozônio.
  • Ações de conscientização com a comunidade em volta da Vulcan, como as atividades de educação para o meio ambiente que são realizadas em escolas da comunidade. Inclui também iniciativas como o programa “Fábrica Aberta” e a simulação anual do plano de emergência da fábrica, onde indústrias vizinhas ajudam em caso de urgência.
  • Auditoria e revisão periódica de objetivos e metas para promover o contínuo aperfeiçoamento do processo de preservação ambiental.

Essas são ações concretas, sempre em sintonia com as exigências dos órgãos de fiscalização ambiental com objetivo e compromisso de reduzir impactos ambientais e melhorar a saúde e bem estar das gerações futuras.

X